BLOG DE CIÊNCIAS HUMANAS DO CIEJA ITAQUERA

quarta-feira, novembro 15, 2006

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O líder do Quilombo dos Palmares lutou pela liberdade
dos escravos até a morte.

A infância do herói. O garoto Francisco, que se tornaria o Zumbi, nasceu em 1656, na cidadezinha de Porto Calvo, interior de Alagoas. Criado por padre Melo, aprende a ler e a escrever. Tem aulas de Astronomia, Matemática, História da Bíblia e Latim. Aos 15 anos, foge para o Quilombo dos Palmares, maior refúgio de resistência dos negros à escravidão, localizado a 10 quilômetros do atual litoral de Alagoas.

A vida em Palmares. Quando Zumbi vai para Palmares, o quilombo é uma autêntica república negra. A comunidade cria gado e planta mandioca e cana-de-açúcar. O que sobra da colheita é trocado com a vizinhança por sal, pólvora e armas de fogo. Para se defender dos portugueses, Palmares cria uma organização militar liderada pelo tio de Zumbi, Ganga Zumba.

Francisco se torna Zumbi. Aos 19 anos, Francisco auxilia o tio em várias batalhas contra os portugueses, tornando-se o mais jovem general do Brasil. O guerreiro muda então seu nome para Zumbi, que significa em dialeto afro grande chefe. Sob sua liderança, os quilombolas vencem várias batalhas contra a coroa portuguesa. Para conter tantas vitórias, o governo colonial forma o maior contingente imperial de soldados para enfrentar o quilombo. A guerra dura mais de cem anos.

Ganga Zumba cai do poder. Uma das passagens mais conhecidas dessa guerra é o momento em que Ganga Zumba assina um acordo de paz com o governo da Província de Pernambuco em troca de terras no vale do Curcaú. Zumbi não aprova os termos do acordo: só teriam liberdade os que haviam nascido em Palmares. Escravos fugidos teriam de ser devolvidos. Ganga Zumba foge para as terras oferecidas pelo governador. Mais tarde é assassinado. Zumbi fica no lugar do tio e se torna o rei de Palmares.

A morte. Em 1675 Zumbi se fere em combate e fica manco. Apesar da deficiência física, não desiste de comandar as batalhas contra a coroa portuguesa. Depois de várias vitórias, Palmares perde a batalha final: a capital do quilombo – chamada Macaco – é tomada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Zumbi consegue fugir, mas, traído por um de seus companheiros, é surpreendido em seu esconderijo. Assassinado, tem a cabeça cortada e exposta em postes na capital e em muitos vilarejos de Pernambuco, para lembrar aos escravos o destino dos que tentavam se rebelar contra a escravidão.

Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=4287

segunda-feira, outubro 30, 2006

SUPER CAPAS DE TRABALHOS




A aluna Cristina F. N. Gonçalves do IV - D, produz capas fantásticas para os trabalhos escolares.
Os professores parabenizam-na, pelo seu empenho e criatividade.

quinta-feira, outubro 12, 2006

CIÊNCIAS HUMANAS


O que é Ciências Humanas?
E a área de estudo composta pelas disciplinas de História e Geografia e visa compor um trabalho articulado. Para isso vamos buscar nas disciplinas pontos de contato, para depois estabelecer as pontes e o trânsito dessas disciplinas, identificando, analisando e desfazendo falsas semelhanças; traduzindo linguagens diferentes, compreendendo e trabalhando convergências e divergências, reais ou aparentes.

Quem são os professores?
Jorge (manhã), Maria Luiza(tarde), Merci e Alexandre (noite).

Como é o estudo desta área?
A Geografia se apropriará da História para explicar a interferência do homem ao meio ambiente, enquanto que a História se aproximará do saber geográfico para explicar as relações sociais no espaço cultural.

Como será contextualizado o conhecimento?
As Ciências Humanas, trabalhará a problemática da identidade, como objeto de estudo, colocando-se presente nas questões de auto-estima do aluno do CIEJA, no estudo antropológico das organizações sociais, das culturas indígenas, africanas e nas questões de identidade nacional diante da globalização cultural, na tolerância e no respeito a diversidade cultural. Em um mundo em que a internet, cereais transgênicos e veículos informatizados convivem com intermináveis guerras étnicas e religiosas, com a extremada pobreza à qual estão relegadas partes significativas das populações pobres, tornam-se temas importantes para estudo, visando o desenvolvimento de competências mais amplas, traduzindo-as em práticas formativas.

sábado, setembro 23, 2006

HORA DO VOTO

Como Votar?

Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência.
Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.
Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.
A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro.
Após o registro do voto para presidente, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Como corrigir o voto?

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.

Como votar no partido? (voto de legenda)

Caso você queira votar na legenda, digite o número do partido, que corresponde aos dois primeiros algarismos do número do candidato e confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.
O voto na legenda só será possível em relação aos cargos de deputado federal e deputado estadual/distrital.

Como votar em branco?

Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO.
Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.

Cuidado! Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.

Fonte: TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

sábado, setembro 09, 2006

COMO FUNCIONA O PODER EXECUTIVO


As eleições estão próximas. Você sabe como funciona o poder executivo?
No Brasil o Poder Executivo Federal é exercido através de um regime presidencialista pelo presidente da República e pelos ministros de Estado, que obedecem a Constituição da República Federativa do Brasil (formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal), aprovada pelo Congresso Nacional em 1988, e suas emendas posteriores. O presidente e o vice-presidente são eleitos para um mandato de quatro anos, com opção de reeleição para um único mandato subsequente, através de votação direta, secreta e obrigatória, sem necessidade de aprovação posterior por nenhum Colégio Eleitoral.Desta forma, nos estados e municípios temos representado o poder executivo o governador nos Estados, prefeito nos municipios e seus secretários, que são responsáveis por executarem as leis em vigor, ou de proporem novas leis que deverão ser aprovadas por suas respectivas casas legislativas:
Governo Federal - Congresso Nacional (Senado + Câmara dos Deputados);
Governo Estadual - Assembléia Legislativa;
Governo Municipal - Câmara dos Vereadores.
Em 1º de Outubro faça uma escolha consciente.

quinta-feira, setembro 07, 2006

sábado, agosto 05, 2006

SISTEMAS DE GOVERNOS X REGIMES


REGIMES DE GOVERNO

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo). Para usar uma frase famosa, democracia é o "governo do povo para o povo". Democracia se opõe às formas de ditadura e totalitarismo, onde o poder reside em uma elite auto-eleita.
Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.
Ditadura é um regime autoritário em que os poderes legislativo, executivo e judiciário estão nas mãos de uma única pessoa (ou grupo de pessoas), que exerce o seu poder de maneira absoluta sobre o povo.
Com o ressurgimento da democracia no século XIX, o termo ditadura tem o significado de falta de democracia, onde o modelo democrático liberal deixa de existir e a legitimidade passa a ser questionada, pois as ditaduras modernas são um movimento totalitário com a supressão dos direitos individuais e a invasão dos demais poderes constituídos, (legislativo, judiciário, ou equivalentes). Esta invasão se dá pela força, e a supressão das liberdades individuais passa a ser por decreto. O regime ditatorial se baseia num líder ou em pequeno grupo que exerce o poder absoluto sem prestar contas aos governados, independentemente de sua aprovação ou não e também houve no Brasil(1964-1984).

SISTEMAS DE GOVERNO

O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido pelo povo para mandatos regulares acumulando a função de chefe de estado e chefe de governo. Esse sistema de governo foi criado pelos norte-americanos no século XVIII. A monarquia inglesa atuava como chefe de estado sobre as treze colônias. O descontentamento com a atuação do monarca e as influências de autores que se opunham ao sistema absolutista, principalmente Locke e Montesquieu, foram determinantes para que os americanos adotassem um sistema onde houvessem mecanismos que impedissem a concentração de poder. Juridicamente o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes. O presidente é o chefe de estado, e é ele que escolhe os chefes dos grandes departamentos (ministérios). O Legislativo, o Judiciário e o Executivo são independentes entre si.
O parlamentarismo ou democracia parlamentar é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado, que pode ser um monarca a exemplo da Inglaterra ou presidente como ocorre em Portugal, não detém as funções de Chefe de Governo.
O parlamento é que escolhe o chefe de governo, que pode ter o título de primeiro-ministro, presidente do conselho (Espanha) ou Chanceler (Alemanha), entre os blocos político-partidários com maior presença, mas nada impede a oposição de ganhar. Se uma crise política abala a base de sustentação do governo, o parlamento poderá destituir o chefe de governo do poder executivo e substituí-lo por outro.
Em tese, o líder do partido ou coalizão que obtiver a maioria das cadeiras parlamentares terá direito de escolher o chefe de governo e compor o gabinete de governo. Por vezes isso não ocorre. Uma dessas exceções ocorreu na Europa, com o Gabinete Espanhol, onde a oposição com minoria simples em novo sufrágio de votos ganhou as eleições e montou um novo governo parlamentarista, outra denominação do parlamentarismo.

PRECISAMOS COMBATER O RACISMO!


O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo

História e Cultura Afro-Brasileira na Escola

A lei nº 10.639, de 2003, alterou a LDB e passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira. O fato foi considerado pelos movimentos de luta dos negros em todo o país como um importante passo. Sua aplicação prática, no entanto, ainda é desafio para toda a comunidade escolar, especialmente para os professores: como sair da teoria? Como e onde buscar material? O SINPRO-SP apresenta aqui especial com o objetivo de ampliar o debate e provocar reflexões sobre o tema. www.sinpro.org.br/afro.asp

domingo, julho 30, 2006



Equipe de Ciências Humanas
Profs: Jorge/Merci/Maria Luiza/Alexandre

sábado, julho 01, 2006

Este é o blog de Ciências Humanas do Cieja Itaquera.
É um espaço para estudo e troca de informações.